Mulheres recebem certificados de cursos profissionalizantes - PORTAL POP NEWS

Page Nav

HIDE

Pages

Sobre nós

Destaque

latest

Mulheres recebem certificados de cursos profissionalizantes

  Projeto Elas por Elas já atendeu mais de 200 mulheres com ações de cidadania e assistências social e profissional O empoderamento feminino...

 Projeto Elas por Elas já atendeu mais de 200 mulheres com ações de cidadania e assistências social e profissional


O empoderamento feminino pode ser definido como um processo pelo qual as mulheres ganham poder e controle sobre as próprias vidas e escolhas. É a chave para o crescimento econômico, a estabilidade política e a transformação social. As mulheres empoderadas são capazes de participar ativamente das decisões políticas, sociais, econômicas e culturais. Com base nessa definição, a Administração Regional do Itapoã desenvolve o projeto Elas por Elas, que já atendeu mais de 200 mulheres com ações de cidadania, resgate da autoestima, capacitações, assistência social e psicológica, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho.

“Participo do projeto há dois anos e eu estava em uma fase muito difícil quando conheci o grupo. Fui acolhida e recebi um suporte importante naquela época. É um espaço que trocamos ideias, falamos sobre as nossas vidas, nos ajudamos e damos força uma para a outra”, conta Edina Ferreira, moradora do Del Lago.

O Elas por Elas capacita mulheres em diversas temáticas | Foto: Administração do Itapoã/ Divulgação

Edina faz parte do grupo de dez alunas que concluíram os cursos de empreendedorismo, educação financeira, marketing e vendas e receberam certificados durante solenidade na Administração do Itapoã. A felicidade também estava estampada no rosto da Silvaneide de Souza, mãe de três filhos. “Estou muito feliz por integrar esse projeto que transformou a minha vida. Aproveito todas as oportunidades que aqui são oferecidas”, declara.

A iniciativa contou com a parceria da Escola de Empreendedorismo, coordenada por Jerônimo Brandão. “Acreditamos que a força do empreendedorismo transforma pessoas, realidades e sociedades. Estar lá foi uma experiência única em minha vida. Ouvir histórias de força, garra e superação dessas mulheres me mostrou que a força da mulher é sobrenatural, capaz de mover montanhas e mudar o mundo”, declara Jerônimo.

O pároco da Igreja Sagrado Mercês, frei Rogério Soares, prestigiou o encerramento dos cursos. Na ocasião, ele apresentou o projeto Petas do Frei, que se destaca por gerar renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A parceria com a Administração do Itapoã foi muito importante, pois capacitamos mulheres dentro da nossa pedagogia empreendedora, que é deixar as pessoas aptas para empreender e buscar uma renda”, afirma o frei.

Elas por Elas

O projeto Elas por Elas é um trabalho social desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento (Codes) com o objetivo de capacitar mulheres em diversas temáticas, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas e instituições. Também oferece redes de trocas e aprendizagem entre as beneficiadas, acompanhamento psicossocial, cuidados com a beleza e o bem-estar, além de fomentar os valores de respeito, autonomia, igualdade e diversidade.

“O trabalho social é gratificante, olhar o brilho dos olhos das mulheres que são atendidas pelo projeto é algo contagiante, pois suas histórias de vida inspiram muitas outras mulheres”, enfatiza a psicóloga e assessora da Codes, Aline Karine.

O administrador do Itapoã, Raimundo Paz, destaca a importância da iniciativa para a comunidade local. “Quando as mulheres têm voz nos assuntos privados e públicos, as decisões refletem as necessidades e, muitas vezes, as necessidades de suas famílias e comunidades. No projeto, elas encontram um espaço para contarem suas histórias”, conclui.

Com informações da Administração Regional do Itapoã

Nenhum comentário