A cada feriado, a capital federal tem atraído mais turistas. O aumento da procura de Brasília como destino passa por uma série de ações ...
A cada feriado, a capital federal tem atraído mais turistas. O aumento da procura de Brasília como destino passa por uma série de ações de incentivo ao turismo. Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na criação de rotas especiais e lançou o aplicativo Brasília de A a Z com dicas turísticas e o serviço City Tour Cívico, que percorre a cidade passando pelos principais pontos turísticos da cidade.
“Estamos felizes com a criação desse fluxo de turismo aqui em Brasília. Isso vem mudando ao longo dos anos e melhorando. Hoje estamos entre as capitais mais procuradas do Brasil. Temos também o fluxo internacional crescendo, passamos de dois voos internacionais diretos para 10. Estamos conectados com a América do Sul, com os Estados Unidos e com a Europa”, destaca o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “Além disso, o governo tem estimulado muito o turismo regional, de Brasília para Brasília”, completa.
Para quem vai passar o feriado prolongado em Brasília, seja morador ou turista, a capital federal oferece uma variedade de opções para curtir os dias de descanso de forma gratuita. “Brasília tem toda uma reta com coisas para serem feitas”, aponta a atendente do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Giulia Sabino, em referência ao trajeto do Eixo Monumental à Esplanada dos Ministérios.
“Começando lá em cima, temos o Memorial JK, o Memorial dos Povos Indígenas e a Torre de TV. Descendo, temos a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional, o Congresso Nacional e o STF, que vão funcionar normalmente no feriado para visitação”, indica. “Além disso, se o tempo estiver bom no feriado, dá para aproveitar o lago, fazer um passeio no parque e caminhar no Eixão do Lazer no domingo. Temos bastante opções”, completa Giulia.
Alguns dos pontos indicados pela atendente do CAT integram o miniguia Para Aproveitar Brasília criado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), que apresenta os principais pontos turísticos gratuitos da capital. Confira a seguir!
Praça do Cruzeiro
Considerado o ponto mais alto da área central da cidade, o local abrigou a primeira missa de Brasília. Hoje é bastante frequentado por quem deseja apreciar o diferenciado pôr do sol da capital. O local também costuma ser ponto de encontro de foodtrucks e de eventos de forró.
Memorial dos Povos Indígenas
Idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer, a edificação remete à maloca dos yanomamis. O acervo conta com peças representativas de várias tribos indígenas. O espaço promove eventos com presença e participação de representantes dos povos originários. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Torre de TV
Projeto de Lucio Costa, é a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura. É um ponto tradicional para quem busca artesanato, comidas típicas e lembranças da capital disponíveis na feira da Torre de TV. Também conta com um mirante, a 75 metros do chão, que proporciona uma vista panorâmica de Brasília. A visita completa ainda conta com o passeio pela fonte luminosa. O mirante funciona de terça a domingo, das 9h às 18h45. Já a feira de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 9h às 18h.
Parque da Cidade
É o maior parque urbano do Brasil. Inaugurado em 1978,é um verdadeiro oásis urbano, oferecendo opções para todos os gostos e idades, com lagos artificiais, ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, parques infantis, centro hípico, pavilhão de exposições, restaurantes, quiosques e áreas para piqueniques.
Complexo Cultural da República
Catedral Metropolitana de Brasília
Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1970, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é um dos cartões-postais mais famosos de Brasília. Possui uma forma única com 16 arcos de concreto e vitrais coloridos criados por Marianne Peretti. Recentemente teve os sinos reativados. Funciona para visitação de terça a sábado, das 8h às 16h45, e domingo, das 7h às 17h40.
Praça dos Três Poderes
Foi projetada por Lucio Costa e com monumentos assinados por Oscar Niemeyer. O espaço reúne as sedes dos três pilares do estado brasileiro: o Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso Nacional (Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário). Além disso, abriga o Panteão da Pátria, a escultura Os Candangos e a recém-inaugurada Casa de Chá.
Nenhum comentário