Delegação da União das Comores conhece gestão de resíduos do Hospital de Base - PORTAL POP NEWS

Page Nav

HIDE

Pages

Sobre nós

Destaque

latest

Delegação da União das Comores conhece gestão de resíduos do Hospital de Base

 Cooperação internacional busca fortalecer sistema de saúde pública no país africano com apoio de especialistas brasileiros O Hospital de Ba...

 Cooperação internacional busca fortalecer sistema de saúde pública no país africano com apoio de especialistas brasileiros

O Hospital de Base (HBDF) recebeu, na tarde desta segunda-feira (2), a visita de uma delegação da União das Comores. A comitiva está em missão técnica em Brasília como parte do projeto de cooperação internacional Melhoramento da Gestão de Resíduos Sólidos em Comores, uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Agência Nacional de Gestão de Resíduos das Comores e a Secretaria de Saúde (SES-DF).

Integrantes da missão africana acompanharam todas as etapas do sistema de gerenciamento de resíduos hospitalares desde a coleta de material no laboratório | Foto: Alberto Ruy/Agência Brasília

A iniciativa tem como objetivo fortalecer as capacidades técnicas e institucionais do sistema público de saúde comoriano, especialmente no gerenciamento de resíduos hospitalares. Os representantes conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do sistema de gerenciamento de resíduos adotado pelo IgesDF no Hospital de Base.  Percorreram todo o circuito interno de descarte de resíduos hospitalares, desde a coleta no laboratório até o transporte para o abrigo temporário externo.

“Mostramos como é feita a segregação correta dos resíduos — infectantes, perfurocortantes e comuns —, reforçando a importância do uso adequado de EPIs [equipamentos de proteção individual] e dos procedimentos de segurança para toda a equipe”, explicou Lucas Lustosa, gerente operacional do IgesDF. “Eles fizeram muitos questionamentos e ficaram bastante satisfeitos com as respostas e com o que viram.”

A bióloga responsável pelo gerenciamento de resíduos do HBDF, Laura Cristina Gatti, vê no intercâmbio técnico uma oportunidade valiosa para ambos os lados: “É uma troca muito rica. Para eles, que estão estruturando o sistema, é uma oportunidade de aprendizado. Para nós, é uma chance de entender como outras realidades funcionam e também de aprender algo novo. O gerenciamento de resíduos impacta diretamente a segurança do paciente, dos profissionais e do meio ambiente”.

Acordo de cooperação 

Mohamed Kassim Soule Ben Yamine, coordenador do projeto e representante da Agência Comoriana de Cooperação, comemorou os avanços proporcionados pela visita. “Viemos em nome de uma cooperação técnica entre o Brasil e a União das Comores”, disse.

 “Este projeto busca fortalecer as capacidades da nossa Agência Nacional de Gestão de Resíduos, criada em 2020”, detalhou o gestor. “Esta visita nos trouxe muitos elementos práticos que vamos usar na próxima etapa: a instalação de um centro de gestão de resíduos e a capacitação de nossas equipes, com apoio técnico de especialistas brasileiros..

A missão da delegação comoriana continua com outras visitas técnicas a unidades do GDF até sexta-feira (7) e deve culminar, futuramente, com treinamentos presenciais realizados por profissionais brasileiros nas Comores.

O país

Localizada no leste da África, próxima a Moçambique, a União das Comores é composta por três das quatro ilhas principais do arquipélago. O país é o quarto menor em extensão territorial no continente africano, com uma população estimada em cerca de 798 mil habitantes.

Além desta parceria na área de resíduos sólidos, o Brasil mantém outras frentes de cooperação técnica com as Comores, como projetos de desenvolvimento da agricultura familiar e do cultivo de algodão, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

Com informações do IgesDF

Nenhum comentário