Lançada nesta terça-feira (19), a terceira edição da iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania vai beneficiar mais 100 mulheres em...
Lançada
nesta terça-feira (19), a terceira edição da iniciativa da Secretaria
de Justiça e Cidadania vai beneficiar mais 100 mulheres em situação de
vulnerabilidade, apostando no desapego com propósito, na economia
circular, no empreendedorismo feminino e na ressocialização
“É especial ver roupas minhas, que não estão mais em uso, mas que têm
tanto significado, poderem fazer a diferença na vida de mulheres com
histórias de vulnerabilidade. É gratificante saber que elas vão
transformar isso em oportunidade e empreendedorismo.” O depoimento é da
analista de gestão pública Gaya Dórea, durante a cerimônia de lançamento
da terceira edição da campanha Fazer o Bem Tá na Moda, realizada na
tarde desta terça-feira (19), na loja Leila Bessa Tecidos Especiais, no
Lago Sul.
Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a
iniciativa já beneficiou mais de 400 mulheres em situação de
vulnerabilidade em suas duas primeiras edições. Agora, outras 100
mulheres serão contempladas — desta vez, as artesãs do Instituto Maria
do Barro, em Planaltina.
Desapego que gera oportunidade
A dinâmica é simples e poderosa: 100 mulheres com independência
financeira receberam bolsas personalizadas para preenchê-las, em até 15
dias, com roupas, calçados e acessórios pessoais em bom estado que já
não usam mais. Os itens doados serão destinados às artesãs do Instituto,
que poderão utilizá-los no dia a dia ou transformá-los em fonte de
renda.
“Esta terceira edição representa não apenas mais um
passo na mobilização social, mas também uma nova oportunidade de mostrar
o poder de transformação que vem do nosso coletivo. Estamos unindo
solidariedade, economia circular e valorização da cultura brasiliense,
promovendo autonomia e visibilidade para as mulheres artesãs do
Instituto Maria do Barro. Queremos que cada bolsa carregue esperança,
reconhecimento e prosperidade”, destacou a secretária de Justiça e
Cidadania, Marcela Passamani.
Cultura e visibilidade nacional
O Instituto Maria do Barro capacita mulheres em situação de
vulnerabilidade social — a maioria mães solo e donas de casa que não
tiveram oportunidades formais de trabalho — e vem conquistando projeção
nacional com a Coleção Barrolândia, que retrata casas de favelas
brasileiras em pequenos tijolinhos de barro. Atualmente em exposição na
Casa Cor DF, as peças chamaram a atenção da cantora Anitta, que escolheu
a coleção para decorar sua mansão, ampliando a visibilidade do trabalho
feito por essas mulheres da comunidade.
A presidente do
Instituto, Dadá, filha da fundadora, ressaltou a importância da
parceria. “Essa iniciativa vai ajudar muito no fortalecimento do
empreendedorismo das nossas mulheres. Com os itens arrecadados, elas
terão mais condições de aumentar sua renda e investir no próprio
trabalho. É uma oportunidade concreta de autonomia financeira que
alcança não só cada beneficiada, mas também toda a comunidade em torno
dela.”
Ressocialização e novos caminhos
As bolsas entregues às participantes são confeccionadas por reeducandas
da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), vinculada à
Sejus-DF. Além de aprenderem um ofício, essas mulheres privadas de
liberdade recebem remuneração e têm direito à remição de pena,
reforçando o caráter de ressocialização da iniciativa.
Parceira
da ação, a empresária Leila Bessa, que doou tecidos para a confecção
das bolsas, destacou sua emoção em participar. “Fiquei felicíssima com o
convite da Secretaria. Sempre achei essencial ocupar a mente e oferecer
oportunidades reais para essas mulheres. Doar tecidos que promovem a
capacitação e ressocialização é uma honra. Além disso, doar itens em bom
estado, capazes de transformar vidas, é um ato de amor. Tudo que se faz
de bem retorna.”
Em três edições, a campanha mostra que cada ato de solidariedade pode multiplicar oportunidades. A proposta é simples e potente: quem doa desapega, quem recebe ganha uma chance de recomeçar — seja para uso próprio, seja como fonte de renda. A parceria também conta com o apoio do Unique Buffet e Isabelle.
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