DF já registrou mais de 110 mil procedimentos de diálise em 2025 - PORTAL POP NEWS

Page Nav

HIDE

Pages

Sobre nós

Destaque

latest

DF já registrou mais de 110 mil procedimentos de diálise em 2025

   Doença renal crônica foi tema de oficina de capacitação para promover diagnóstico precoce e evitar agravamentos Até agosto deste ano, a á...

  Doença renal crônica foi tema de oficina de capacitação para promover diagnóstico precoce e evitar agravamentos

Até agosto deste ano, a área de nefrologia das unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou 42 mil consultas e quase 120 mil processos de diálise. Isso é possível porque o Distrito Federal conta com uma linha de cuidados para a área. 

“Sabemos que, quanto mais cedo identificamos os fatores de risco e atuarmos na prevenção, maiores são as chances de evitar a progressão da doença e reduzir a necessidade de terapias substitutivas renais, como hemodiálise ou diálise peritoneal”, complementa a diretora de Serviços de Internação da SES-DF, Emanuelle Lustosa.


Profissionais de saúde participaram da capacitação, com destaque para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde do DF | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

No último dia 31 de outubro, a SES-DF e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promoveram a 6ª Oficina de Doenças Crônicas na Atenção Primária. O evento reuniu mais de 100 profissionais de saúde no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

A enfermeira Graziele Macedo, lotada na Unidade Básica de Saúde 9 de Ceilândia, atende diariamente pessoas de todas as faixas etárias e participou da oficina. “Para mim, se destacou a parte sobre os cuidados desde a pediatria. Todo esse manejo dentro da Atenção Primária à Saúde pode evitar que o paciente necessite de hemodiálise”, avaliou. 

A Referência Técnica Distrital em Nefrologia da SES-DF, Iara Carvalho, destaca que o Distrito Federal conta com uma linha de cuidados para a área. “Esse evento buscou discutir as principais maneiras de atenuar a progressão da doença renal crônica e trabalhar nos problemas-base que levam o paciente, por exemplo, a uma diálise”, detalha. 

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Nenhum comentário