Estratégias de combate à epidemia em Goiás seguem alinhadas às metas internacionais (Foto: Iron Braz) A Secretaria de Estado da Saúde de G...

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta segunda-feira (01/12). A data marca uma importante mobilização global instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1988. Em Goiás, o marco integra as ações do Dezembro Vermelho – campanha nacional dedicada à conscientização, prevenção, testagem e tratamento do HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com programação que se estende ao longo do mês.
Diagnóstico HIV em Goiás
As estratégias de combate à epidemia em Goiás seguem alinhadas às metas internacionais da Unaids:
- 95% das pessoas que vivem com HIV diagnosticadas;
- 95% delas estão em tratamento;
- 95% com carga viral indetectável.
De acordo com o Painel de Indicadores de Saúde de Goiás, de janeiro de 2010 a novembro de 2025, foram registrados:
- 21.249 casos de HIV;
- 10.540 casos de aids;
- 4.647 óbitos pela síndrome.
Em 2024, o coeficiente de mortalidade foi de 4,3 por 100 mil habitantes. Nacionalmente, conforme o boletim epidemiológico de 2024, o coeficiente de mortalidade em 2023 foi de 3,9 por 100 mil habitantes.
Mesmo com avanços significativos na oferta de tratamento antirretroviral (Tarv) e na disponibilidade de testes rápidos em todas as unidades públicas de saúde, os números mostram que ainda é necessário fortalecer as ações de prevenção e ampliar o diagnóstico precoce.

A prevenção do HIV se baseia na combinação de diferentes estratégias que, quando utilizadas de forma integrada, aumentam a proteção contra o HIV e outras ISTs. Entre elas estão:
- Uso regular de preservativos internos e externos;
- Testagem periódica;
- Distribuição de insumos de prevenção e o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (Prep);
- Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Essas ferramentas são gratuitas no Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuem para reduzir drasticamente as novas infecções. A Prep é indicada para pessoas com maior chance de exposição ao HIV e deve ser utilizada de forma contínua ou sob demanda, conforme avaliação profissional. Já a PEP deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco, com acompanhamento adequado.
Conforme destaca a coordenadora de Agravos Transmissíveis e IST/Spais, Ana Paula Vieira de Deus, o diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento rapidamente, garantindo qualidade de vida, ao interromper a cadeia de transmissão. Com isso, reduz de forma expressiva o risco de adoecimento e morte por aids.
“Quanto mais cedo a pessoa conhece seu estado sorológico, mais cedo ela pode se cuidar. Hoje, testar, tratar e se prevenir é simples, gratuito e sigiloso. Nosso compromisso é ampliar o acesso, acolher sem julgamentos e combater qualquer forma de estigma. HIV não define ninguém, o preconceito, sim, é o verdadeiro inimigo”, pontua.
Dezembro vermelho

A SES programou uma série de ações para o Dezembro Vermelho, que inclui reuniões para profissionais da saúde em Brasília e para a população em geral, atendimentos com orientações e testes em Goiânia e Região Metropolitana.
O teste rápido é simples, confiável, gratuito, não exige jejum e o resultado sai em minutos. A programação completa pode ser conferida aqui
Saiba mais
HDT promove ações de conscientização sobre HIV no Dezembro Vermelho
Ipasgo Saúde intensifica ações de prevenção para público acima de 59 anos
Nenhum comentário