Foto: Divulgação/Seagri-DF O que começou como resultado de uma irregularidade terminou em reforço direto ao cuidado de animais...

O que começou como resultado de uma irregularidade terminou em reforço direto ao cuidado de animais resgatados no Distrito Federal. A Secretaria de Agricultura destinou cerca de três toneladas de carne ao Abrigo Flora e Fauna, no Gama, instituição que acolhe cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos.
Os produtos haviam sido apreendidos durante operações de fiscalização por não apresentarem documentação ou certificação sanitária exigida para comercialização. Em vez de serem descartados, passaram por avaliação técnica que autorizou o uso na alimentação animal.
Com a liberação, a carga foi encaminhada ao abrigo e já começou a ser incorporada à rotina alimentar dos animais. O repasse contribui para aliviar custos e ampliar a oferta nutricional.
Segundo o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, a destinação demonstra que a fiscalização pode ir além do controle sanitário. “Sempre que há possibilidade legal e segurança técnica, buscamos dar utilidade aos produtos apreendidos”, afirmou.
No abrigo, que lida diariamente com alta demanda para garantir a alimentação dos animais, o apoio chega em momento estratégico.
De acordo com um dos responsáveis pela instituição, Well Fabiano, o volume recebido terá impacto imediato. “Mantemos um consumo elevado todos os dias. A doação contribui não apenas para garantir a alimentação, mas também para diversificar a dieta, o que influencia positivamente na saúde e no comportamento dos animais”, explicou.
A entrega marca o início das destinações realizadas pela secretaria em 2026. No ano passado, iniciativas semelhantes resultaram na distribuição de aproximadamente 7,5 toneladas de alimentos apreendidos, voltados tanto à alimentação animal quanto a ações sociais.
Nenhum comentário